Saúde | Qual o número de cirurgias necessárias para atingirmos resultados de excelência na cirurgia robótica para o câncer de próstata?
- Daniel Melecchi Freitas
- 18 de jan. de 2024
- 1 min de leitura
Qual o número de cirurgias necessárias para atingirmos resultados de excelência na cirurgia robótica para o câncer de próstata? Vários estudos científicos citam a necessidade mínima de cerca de 50-60 cirurgias robóticas para câncer de próstata para atingirmos níveis satisfatórios de resultados relacionados a cura da doença, manutenção da potencia sexual e continência urinária. A experiência de um cirurgião é certamente um fator relevante. Vários novos cursos de formação para capacitação de novos profissionais vem surgindo e com isso novos cirurgiões são formados. Dados recentes demonstram que a média de prostatectomias radicais realizadas por cirurgiões não referenciados, ou seja, que atuam como urologistas gerais (realizam diversos outros procedimentos) gira em torno de 5 cirurgias/ano, ou seja, seriam necessários cerca de 10 anos para um urologista após ter realizado a formação inicial estar apto para realizar uma prostatectomia radical robótica e entregar os resultados que a técnica proporciona (mesmo com a presença de um Proctor- médico mais experiente que ajuda cirurgiões iniciantes). Lembre-se de que a sua cirurgia é única e deve ser tratada como um momento único em sua vida. O Proctor orienta a cirurgia de um cirurgião iniciante, mas os resultados somente serão atingidos com excelência após cerca de 50-60 procedimentos realizados por este profissional.
*Dr Daniel Melecchi Freitas é cirurgião robótico com mais de 15 anos de experiencia, habilitado para atuar como Proctor e autor de vários capítulos de livros.
Kommentare