Saúde | Qual a relação entre uso de antibióticos, microbiota e câncer de próstata?
- Daniel Melecchi Freitas
- 25 de ago. de 2023
- 1 min de leitura
Qual a relação entre o uso de antibióticos, microbiota e câncer de próstata? Este to'pico é um campo de pesquisa emergente que busca compreender como a composição da microbiota (conjunto de micro-organismos) na próstata pode influenciar o desenvolvimento e a progressão do câncer de próstata, e como os antibióticos podem desempenhar um papel nesse contexto.
Estudos recentes sugeriram que a microbiota da próstata pode ter um papel na saúde e na doença da próstata, incluindo o câncer. Alguns pesquisadores estão investigando se desequilíbrios na microbiota podem estar associados a um risco aumentado de câncer de próstata. Além disso, existe a hipótese de que a inflamação crônica na próstata, influenciada pela microbiota, possa contribuir para o desenvolvimento do câncer.
Os antibióticos, por sua vez, têm o potencial de alterar a composição da microbiota, eliminando certos tipos de bactérias. Alguns estudos têm explorado a possibilidade de que o uso prolongado ou inadequado de antibióticos possa afetar a microbiota da próstata e, por extensão, estar ligado ao risco de câncer de próstata. No entanto, ainda há muito a ser compreendido sobre como os antibióticos específicos podem influenciar essa relação e se há uma ligação direta de causalidade.
Nesse cenário uma alimentação saudável com baixo potencial inflamatório intestinal e eventualmente uso de probióticos após uso de antibióticos por longo prazo visando a colonização por uma flora bacterina benigna parece ser uma boa opção.
Kustrimovic N, Bombelli R, Baci D, Mortara L. Microbiome and Prostate Cancer: A Novel Target for Prevention and Treatment. Int J Mol Sci. 2023 Jan 12;24(2):1511
* Dr Daniel Melecchi é especialista em cirurgia robótica e PhD em câncer de próstata
コメント