top of page

Os efeitos do tomate na saúde da próstata

  • Foto do escritor: Daniel Melecchi Freitas
    Daniel Melecchi Freitas
  • 6 de jun. de 2023
  • 2 min de leitura

Atualizado: 8 de jun. de 2023

O tomate é conhecido por conter licopeno, um antioxidante que dá a cor vermelha característica ao fruto. Estudos sugerem que o licopeno pode oferecer alguns benefícios para a saúde da próstata. Alguns possíveis efeitos do consumo de tomate na saúde da próstata incluem:

  1. Redução do risco de câncer de próstata: Algumas pesquisas sugerem que uma dieta rica em licopeno, presente no tomate, pode estar associada a um menor risco de desenvolver câncer de próstata. No entanto, os resultados dos estudos são mistos e mais pesquisas são necessárias para estabelecer uma relação definitiva.

  2. Proteção contra danos oxidativos: O licopeno encontrado no tomate possui propriedades antioxidantes, o que significa que pode ajudar a proteger as células contra danos oxidativos causados pelos radicais livres. Isso pode ser benéfico para a saúde em geral, incluindo a saúde da próstata.

  3. Redução da inflamação: Alguns estudos sugerem que o licopeno pode ter propriedades anti-inflamatórias. A inflamação crônica pode estar associada a várias condições, incluindo doenças da próstata, e reduzir a inflamação pode ser benéfico para a saúde.

No entanto, é importante notar que o consumo de tomate ou alimentos ricos em licopeno não deve ser considerado um tratamento específico para problemas de próstata. Sempre consulte um médico para obter orientações adequadas pra o seu caso específico. Além disso, é importante seguir uma dieta equilibrada e adotar um estilo de vida saudável, incluindo a prática regular de exercícios físicos, para manter uma boa saúde em geral, incluindo a saúde da próstata

Fontes:

tomate, licopeno, próstata, saúde
Licopeno presente no tomate pode favorecer a sua saúde

  1. Giovannucci E. et al. Tomato-based foods, lycopene, and prostate cancer: a review of the epidemiological literature. J Nutr. 2005 Apr;135(4):2030S-1S.

  2. Gann PH. et al. Potential role of lycopene in the prevention of prostate cancer. Semin Urol Oncol. 1999 May;17(2):77-84.

  3. Chen P. et al. Lycopene and Risk of Prostate Cancer: A Systematic Review and Meta-Analysis. Medicine (Baltimore). 2015 Sep;94(33):e1260.

  4. Rao AV, Fleshner N, Agarwal S. Serum and tissue lycopene and biomarkers of oxidation in prostate cancer patients: a case-control study. Nutr Cancer. 1999;33(2):159-64

Commentaires


SIga-nos nas redes sociais

  • Instagram
  • Facebook
  • @urologyfuture

©2022 por CURA - Centro de Urologia e Robótica Avançado. Todos os direitos garantidos

bottom of page